Tulio Bandeira defende autonomia para as IEEs

18/09/2014 às 10:12

Em visita à Universidade Estadual de Ponta Grossa, a convite da Seção Sindical dos Docentes da instituição (SINDUEPG), o candidato ao governo do Paraná, Tulio Bandeira defendeu na tarde de ontem (17/09) a autonomia para as universidades públicas e eleições diretas para a escolha dos reitores. Para uma audiência formada por docentes e estudantes que ocupou as dependências do Pequeno Auditório do Campus Central, Bandeira apresentou suas principais propostas ao governo, além de fazer criticas os últimos governantes. “O estado do Paraná não está quebrado (financeiramente). Ele foi e está sendo mal administrado. Dinheiro tem!”, avalia. Para ele, a questão da falta de recursos será superada através de uma gestão transparente e enxuta, com a eliminação de secretarias, entre outras ações. Outra questão levantada pelo candidato foi a reativação do IPE em substituição ao SAS. Depois de mais de uma hora de apresentação, Tulio Bandeira assinou a Carta de Compromisso com os docentes da UEPG e com a universidade pública e gratuita, com a ampliação de investimentos para a ciência e tecnologia.

O próximo candidato a se apresentar na série promovida pelo SINDUEPG será Bernardo Pilotto, no próximo dia 24 de setembro, às 17 horas, na sede do sindicato. Os outros candidatos ainda não confirmaram presença. Carlos Alberto Richa justificou sua ausência informando que não tem mais espaço na agenda. Mesma justificativa foi dada pela candidata Gleisi Hoffmann. Quanto a Roberto Requião, aguardamos a confirmação para os próximos dias, lembrando que todos os candidatos foram convidados a apresentar suas propostas ao Ensino Superior. O SINDUEPG lamenta a atitude do candidato Ogier Buchi que abandonou a reunião com os professores, agendada para o dia 16 de setembro na sede da entidade, às 16 horas, sem explicar os motivos.