Atraso na construção da biblioteca do Campus Uvaranas já ultrapassa um ano

03/09/2015 às 10:12

Em janeiro de 2013 a promessa anunciada era de que em 18 meses a nova biblioteca do Campus Uvaranas seria inaugurada. A placa em frente à obra conta 540 dias de prazo, e o investimento de mais de R$ 6 milhões de reais.

Trinta e dois meses depois, e longe de estar pronta para receber a comunidade, a obra segue em ritmo lento, e já esteve parada, devido a atrasos no pagamento por parte do governo estadual. “Os recursos das obras da Biblioteca Central da UEPG são liberados via Movimentação de Crédito Orçamentário. Esses recursos não estão inclusos no orçamento da UEPG, mas sim no da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Houve atrasos nos pagamentos à empresa por parte do governo, o que levou à redução do ritmo de trabalho na obra”, afirma a assessoria da universidade. Atualmente o pagamento está em dia, e o ritmo normal das obras deve retornar a partir da autorização para realinhamento de preços, solicitado pela empresa que executa a obra.

Com o atraso, a comunidade acadêmica que usa a biblioteca encara problemas relacionados à falta de espaço para sentar e carência de títulos de livros, por exemplo. “Os prejuízos pelo atraso da obra da biblioteca do Campus Uvaranas são enormes. Isso mostra o descaso do atual governo estadual com a educação. A biblioteca atual, provisória ad eternun, não tem as condições ideais para os acadêmicos realizarem consultas e trabalhos em mesas para todos, tanto que estes disputam as poucas mesas que existem no ‘Centro de Convivência’, que não tem quase nada de convivência, em termos de infraestrutura e de espaços para estudos e convivência efetiva. O prédio mais parece um barracão de máquinas agrícolas, com pouca luminosidade e janelas altíssimas”, diz o professor do departamento de História, José Roberto Galdino.