Docentes da UEPG se reúnem para debater carreira docente

10/05/2023 às 10:16

Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa se reuniram nesta terça-feira, 09, para debater a proposta de alteração da carreira docente e possibilidades de implementação. A atividade iniciou com uma apresentação da professora Eliane Rauski sobre o trâmite do grupo de trabalho de alteração de carreira. Entre os tópicos apresentados a professora abordou os parâmetros utilizados nas discussões e os principais problemas identificados. A professora Cíntia Xavier apresentou o histórico político do processo de alternação nas carreiras
Na avaliação da professora Cíntia Xavier, o contexto atual mostra que a principal forma de avançar no debate é pela mobilização da categoria: “só a partir de movimento mais organizado é que conseguiremos, de fato, uma interlocução com o governo” avalia.

Agenda de mobilizações
Nesta quarta-feira, 10, a partir das 17h, os professores e professoras da UEPG se reúnem em assembleia docente no grande auditório da UEPG Campus Central. A pauta tratará da deflagração da greve dos docentes da instituição pelo reajuste da defasagem salarial que atinge 42%. Na quinta-feira, 11, na sede do Sinduepg, ocorrerá um painel sobre as condições de trabalho, desrespeito salarial e direito de greve dos professores e professoras colaboradores.
As atividades desta semana encerram na sexta-feira, 12, com a eleição da nova diretoria do Sinduepg. A votação da chapa única "Diálogo e Ação" ocorrerá em dois locais distintos: na sede do Sinduepg, das 9h às 11h e das 14h às 16h; e no Hall do bloco B do Campus Central da UEPG das 17h às 21h. Podem votar docentes filiados ao sindicato desde que tenha no mínimo três meses de sindicalização.