Encontro Regional do ANDES discute condições de trabalho docente no ensino superior

02/10/2023 às 08:45

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) realizou no último sábado, 30, mais uma etapa do Encontro Regional Sul, que reniu seções sindicais do Paraná e de Santa Catarina. O evento, que teve organização conjunta da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg), aconteceu no mini-auditório do campus central da UEPG. Durante todo o dia, foram debatidos diversas situações que impactam  diretamente as condições de trabalho dos docentes.

Para o presidente do Sinduepg, professor Volney Campos, o evento foi positivo e resgatou momentos importantes de debate. “Conseguimos mostrar e compartilhar as pautas das seções sindiciais o que para todo o movimento sindical é muito bom, pois permite ampliar o debate e apresentar novos olhares sobre as lutas dos trabalhadores do ensino superior”, ressalta.

A presidenta em exercício do ANDES-SN, professora Raquel Dias, esteve em Ponta Grossa para participar do evento e manifestou a importância do encontro regional. “Todos os debates nos ajudam a nos preparar de forma mais qualificada, e encerramos aqui o evento com muita perspectiva para as próximas lutas, como a luta contra a PEC 32”, aponta.

As seções sindicias do Sul participaram expressivamente do encontro, o que permitiu o avanço no debate dos interesses conjuntos do sindicato. O vice-presidente regional do ANDES-SN, professor Gilberto Calil, enfatizou as pautas de luta do Sindicato Nacional. “Neste evento fizemos a discussão da luta contra o Novo Ensino Médio; a luta contra o arcabouço fiscal e o seu entendimento como mais uma medida de financeirização e de arrocho; o debate sobre a reorganização da classe trabalhadora, e o debate sobre saúde, adoecimento e condições de trabalho dos docentes”, explica.

Na primeira etapa do encontro, os representantes de todas as seções sindicais presentes detalharam suas atividades em painéis temáticos, e o destaque ficou para as universidades estaduais paranaenses. “É um espaço de troca de experiência, discussão das lutas que vêm sendo travadas em cada seção sindical, e com isso a gente tem destaque bastante importante para as universidades estaduais do Paraná, que hoje lutam pela melhoria do Plano de Carreira e contra as consequências da Lei Geral das Universidades”, finaliza Calil.

Os encontros regionais do ANDES-SN acontecem duas vezes ao ano, sempre após os momentos de debate nacional, como o congresso e o Conselho Nacional (Conad).