Governo Beto Richa anuncia que descumprirá lei salarial dos servidores

03/07/2016 às 10:07

Informações divulgadas recentemente pela imprensa[1] indicam que o Governo do Paraná não vai cumprir a Lei Salarial 18.493, aprovada no dia 24 de junho de 2015, quando ainda estávamos em greve. Valdir Rossoni, chefe da Casa Civil, afirma que o executivo não tem recursos para cumprir a lei de reajustes do funcionalismo. O Governo diz que precisa priorizar as progressões, avanços e promoções, que até o momento não foram pagos. Segundo ele, o estado do Paraná não tem recursos por conta da crise por que passa o país.

Contudo, estes dados não correspondem à realidade. A receita corrente do estado do Paraná cresceu 27,28% acima da inflação, nos últimos cinco anos. Para o economista Cid Cordeiro, a previsão para este ano é um crescimento de 7% a 9%. Além disso, há ainda o saque nas aposentadorias (Paraná Previdência), que apontam para uma entrada de recursos na ordem de 1,9 bilhões nos cofres do Governo. Ou seja, o governo tem dinheiro.Portanto, trata-se de prioridades e o ensino público não é importante para o governo Beto Richa!

Mais uma vez, ele quer jogar a conta do seu desgoverno nas costas dos servidores públicos ligados ao poder executivo, não cumprindo uma lei apresentada e aprovada pelo seu governo para encerrar a greve de 2015.

Não podemos aceitar mais este ataque a nossos direitos!! O Sinduepg, juntamente com os outros sindicatos docentes do Andes, estará reunido nessa segunda com o líder do Governo na Alep, Deputado Romanelli, para tomar conhecimento oficialmente desta questão.

Se este cenário se confirmar, não nos resta alternativa, se não submeter à categoria a questão para que essa decida o melhor caminho para resistir a mais este grave ataque a nossos direitos!

Sinduepg – Ponta Grossa, 03 de julho de 2016.