Telefone
42.99867-9943

E-mail sinduepg@sinduepg.com.br

Protestos de estudantes e professores da UEL marcam passagem de Beto Richa e secretário da Seti por Londrina

11/12/2014 às 10:12

O governador Beto Richa e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná, João Carlos Gomes, foram recebidos com protestos por estudantes, professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e de ensino médio, ontem (10/12), em frente ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Londrina. Os manifestantes protestavam contra o corte de verbas das instituições de ensino superior paranaenses (IEE’s) efetuado pelo governo do estado após a eleição – leia mais aqui.

Os estudantes e professores cobraram o pleno funcionamento das universidades públicas do estado. Eles questionaram o discurso de crise de arrecadação e reivindicaram uma série de medidas: repasse imediato do orçamento às IEE’s; abertura de concursos públicos; política efetiva de permanência estudantil para todas as IEE’s, com restaurantes universitários a preço acessível; moradias estudantis com vagas suficientes; ampliação de bolsas de pesquisa e extensão; autonomia universitária com gestão democrática e participativa e financiamento integral das IEE’s pelo estado.

Durante a manifestação, Rubens Caldarelli, filho do ex-vereador Oswaldo Caldarelli, agrediu com um guarda-chuva a estudante de Serviço Social Thais Ferreira. Ela sofreu cortes na mão e, depois, registrou queixa na delegacia. Caldarelli também ofendeu verbalmente o fotógrafo da Folha de Londrina, Ricardo Chicarelli, que registrava a agressão. Rubens foi encaminhado ao 6º Distrito Policial por policiais militares.

João Carlos Gomes prometeu aumento de 15% nas verbas de custeio para as universidades para 2015.

Com informações da Adunicentro.