Sinduepg convoca Assembleia para avaliar contraproposta ao Plano de Carreira nesta quarta-feira (08)

07/11/2023 às 08:54

Photo

A diretoria do Sinduepg, seção sindical que representa os docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, convoca para a próxima quarta-feira, 08, todos os professores para Assembleia Geral Extraordinária no Grande Auditório da universidade (Bloco A - Campus Central). O encontro tem como pauta a discussão da contraproposta de Plano de Carreira apresentada pelo Governo do Estado, e a avaliação da suspensão da greve. A primeira chamada está marcada para às 16h30 e a segunda chamada às 17h.

O governo adiou por cinco meses a apresentação da contraproposta de Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos professores do ensino superior do estado. A proposta divulgada na última quarta-feira (01) no site da Agência Estadual de Notícias não atende às expectativas do que foi inicialmente apresentado pelo grupo de trabalho responsável pela elaboração do texto. O documento do governo aumenta o percentual de Adicional de Titulação dos docentes, mas não atualiza o piso salarial da categoria, que é menor que o piso nacional do magistério da educação básica.

Para o presidente do Sinduepg, professor Volney Campos, a participação dos professores nesse momento é muito importante. “O Sinduepg convoca a categoria docente para debater e discutir as alterações promovidas, para compreender o cenário em que nos encontramos e para definir as ações para os próximos meses e para o próximo ano”, afirma.

A agilidade na tramitação do Plano de Carreira Docente foi a condição proposta pelo governo do estado para a suspensão da greve iniciada em maio nas sete universidades estaduais. Em junho, assembleias foram realizadas por todo o estado e definiram sobre a suspensão das greves, porém o processo não avançou nas secretarias do governo.

O sindicato ressalta que é imprescindível a presença de todos os docentes da UEPG e reforça o pedido de que, se possível, os docentes reagendem suas atividades e participem da assembleia. Este será o principal espaço de discussão e de repasse de informações sobre o Plano de Carreira da categoria.