Sinduepg/Andes elege nova diretoria provisória

14/04/2023 às 12:56

A partir do dia 20 de abril/23, o Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg/ANDES-SN) conta uma nova diretoria. O grupo assume a direção de forma provisória e deve encaminhar o processo de sucessão eleitoral e as demais atividades de coordenação da entidade, bem como a agenda de mobilização pela campanha salarial, prevista ao mês de maio. A decisão foi aprovada em assembleia realizada na quarta, 12/04/2023, e o grupo fica na direção no período que assegura a eleição de uma nova diretoria, a ser escolhida de acordo com o regimento eleitoral.

A direção provisória é formada pelos professores Sérgio Gadini, Névio Campos e Manoel Moabis. "É um período de trabalho para assegurar a organização do sindicato, principalmente porque os professores das Universidades Estaduais do Paraná enfrentam uma defasagem salarial de 42% desde 2016", explica Sérgio Gadini, que participou da direção do Sinduepg/ANDES nas duas primeiras gestões, entre 2003 e 2008.

Manoel Moabis avalia que o trabalho de transição é importante para garantir a continuidade das atividades do sindicato até a conclusão do processo de escolha da nova chapa do Sinduepg. "O objetivo é manter a entidade em funcionamento e ao mesmo tempo garantir a representação dos professores da UEPG neste processo de luta pela recomposição salarial", diz.

Na Terça, 11/04, os professores paralisaram as sete Universidades estaduais no Paraná (UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, Unespar e UENP) em protesto ao arrocho salarial e falta de concurso docente, que afeta diretamente todas as instituições de ensino superior.