Pacote de maldades do governo Beto Richa deve retornar em 2016

12/02/2016 às 10:02

O secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, afirma a Gazeta do Povo de Domingo que o governo dará continuidade ao ajuste fiscal, também conhecido como 'pacote de maldades’. Ver reportagem aqui Segundo o secretário, “aparentemente, o que ficou para esse ano será menos traumático”. Porém, o principal ponto a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa é o projeto de previdência privada para os servidores públicos que entrarem no funcionalismo a partir de agora. Dizer que essas mudanças não interferem na aposentadoria de quem já está trabalhando não minimiza em nada o fato de que os futuros servidores terão que lidar com esse problema. Além do mais, não deixa a situação “menos traumática”, como sugere o secretário. “A intenção do governo é, estabelecido um teto para pagamento de aposentadorias e pensões, equivalente ao que se paga no INSS, levar os servidores a adotar, a partir daí, um plano de previdência privada. Contribui quem quer, recebe quem contribui. Isso não mexeria na aposentadoria de quem já está trabalhando, mas também não traz qualquer alívio para o caixa do governo em um futuro próximo”, afirma o texto publicado. Mais uma vez, o governo de Beto Richa busca equilibrar os furos de caixa retirando direitos dos servidores públicos e se apossando da poupança previdenciária dos servidores. Desde já a nosso acompanhamento e vigilância sobre esse tema é necessária. Os Sinduepg está preocupado com as promessas de precarização do serviço público, principalmente quando coloca em risco o futuro dos servidores negando-lhes o direito à aposentadoria integral. "Se esta proposta for apresentada à Alep vamos reagir", afirma Marcelo Bronosky, presidente do Sinduepg - Andes S/N.